BELA CRUZ

Fundação: 23/02/1957

Emancipação Política: 23 DE FEVEREIRO

Gentílico: BELACRUZENSE

Unidade Federatíva: ce

Mesoregião: NOROESTE CEARENSE

Microregião: LITORAL DE CAMOCIM E ACARAÚ

Origem
O topônimo Sítio Santa Cruz foi seu primeiro nome, posteriormente 'Santa Cruz do Acaraú'. Em 1938, o Decreto Federal nº 311, deu-lhe a denominação de Bela Cruz, que prevalece até hoje.

História
Situado numa área conhecida e cartografada pelos portugueses em meados do século XVII, surge como núcleo urbano a partir do século XVIII. Apesar de a tradição oral dar conta de uma velha mulata (Genoveva) como a primeira habitante da localidade, isso não é exato. Diversos latifundiários e criadores de gado adquiriram sesmarias e ali passaram a morar, isso, quase um século antes da existência de Genoveva.

Cultura
Arraiá da Vizinhança — Matriz (último fim de semana de julho),
Festa de São Francisco — Matriz (de 25/09 a 04/10),
Festa de São Vicente de Paulo (27 de setembro),
Festa da Padroeira — Nossa Senhora da Conceição (8 de dezembro).

Divisão Política
A economia do município concentra-se na agricultura, onde se produz castanha de caju, mandioca, milho, feijão, batata-doce, melancia e carnaúba. A pecuária também constitui fonte de emprego e renda para boa parcela da população.

O comércio de Bela Cruz reveste-se de suma importância para a economia do município, contando com lojas de tecidos, armarinhos, lojas de calçados, de eletrodomésticos, de confecções, mercearias, armazéns, farmácias, materiais de construção, dentre outras.

A atividade artesanal também se encontra fortemente presente, sendo sua produção bastante diversificada: bordados, rendas, varandas, redes de dormir, crochê, redes de pesca, etc.

A arrecadação fiscal do município é pequena, inviabilizando ações de infraestrutura e saneamento básico. As principais fontes de trabalho existentes, no município, concentram-se na agricultura, no comércio e no serviço público municipal, alvo de constantes disputas políticas

Curiosidades

Tropical quente semiárido com pluviometria média de 1093 mm[5] com chuvas concentradas de janeiro a abril.[6]

Subdivisão
O município tem 2 distritos: Bela Cruz (sede) e Prata.

Hidrografia e recursos hídricos
As principais fontes de água são: rios: Acaraú e riachos: Inhanduba, da Prata e do Córrego; lagoas: Belém de Fora, J. de Sá, do Mato, do Grosso e Santa Cruz; açudes: de Araticuns, da Prata e do Cajueirinho; diversos córregos que fluem para o Rio Acaraú e riachos.

Relevo e solos
Região costeira (areias quartzosas álicas, areias quartzosas distróficas, areias quartzosas eutróficas, areias quartzosas marinhas distróficas, podzólico vermelho amarelo eutrófico) formada de dunas e Ilhas, como a Ilha do Rocha. Não possui grandes elevações.

Vegetação
A maior parte do território é coberto por cajueiros, pequena área coberta por caatinga arbustiva aberta e densa, e por tabuleiros costeiros.

Dados de características geográficas

Área: 841.718,00

População estimada: 30873

Densidade: 36,70

Altitude: 38

Clima: SEMIÁRIDO

Fuso Horário: UTC-3

Distância para a capital: 245,00

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Pouco insatisfeito

Neutro

Pouco satisfeito

Muito satisfeito